domingo, 5 de setembro de 2010

Número 6 - Domingo, 5 de setembro de 2010.


Já está percorrendo pelo município de Campos o espetáculo de bonecos "O invencioneiro e suas criaturas", para despertar nas crianças interesse pela obra do escritor campista José Cândido de Carvalho

______________________________________________________________



Ao criar esta Revista de Campos, Marcelo Sampaio desativou o Blog do Sampa que mantinha na Internet desde 2008. No entanto continuará a entregar o Troféu Cultural a uma pessoa de destaque, por ano, na cultura campista.



A jornalista Lívia Nunes alegou problemas de ordem pessoal e ficará um tempo sem publicar sua coluna "Minúcia". No entanto o espaço vai continuar à sua disposição para retornar quando achar melhor.



Mais uma vez o artista plástico Diogo d'Auriol não enviou a nova edição da sua coluna antes do fechamento de nossa revista. Vamos procurá-lo esta semana e propor que caso não possa escrever semanalmente, que escreva de 15 em 15 dias.


___________________________________________________________________



NO MAU SENTIDO - MARCELO SAMPAIO



Sobre o paladar – Parte Um
Comer sempre foi um dos maiores prazeres da minha vida. No meu caso procede totalmente a tese na qual se defende a idéia de que o primeiro registro da afetividade humana é com o alimento. Aliás, só em escrever isso já estou com o salivar indócil...
Sou descendente de famílias portuguesas, cujos índices de colesterol só não deveriam ser maiores do que a fartura de carinho que elas espalhavam ao se alimentarem. Aprendi a me alimentar com generosidade, preocupando-me em especial com o prazer.
Ficar bem na foto nunca vai ser preocupação de quem está encarando uma deliciosa bacalhoada ou qualquer outro suculento prato. Por isso não consigo entender quem se senta à mesa, repleta de rúculas e tomates secos, apenas para mostrar às outras mesas como anda na moda!
Pare o mouse: Como são desagradáveis estes tempos atuais de total evasão de privacidade.

Fracassos & Derrotas
@ Uma pessoa que ocupa relevante cargo na Secretaria Municipal de Educação falar indicamento e não indicação é dose.
@ Já perceberam que quando se trata de coisa boa a gente fala logo, mas quando é ruim quer conversar?
@ O jornalista Vítor Menezes acertou em cheio quando definiu brega como tudo que é popular e cafona todo brega que se acha chique.


___________________________________________________________________



PEQUENO CADERNO DE ENSAIOS - CARLOS ALBERTO BISOGNO



INFIEL (2000): Uma elegia ao espírito Bergman: Perigosa, amarga, colérica, extasiante...



(Trolösa, 2000)


Enxergar um filme em outro sempre é experiência desagradável. Mas essa experiência se difere de perceber ecos de um diretor num filme de algum de seus pupilos, que realizam seus trabalhos de forma livre e madura, ainda que carregado da influência de um mestre. Esse é o caso de Liv Ullmann e seu Infiel, cujo roteiro foi escrito pelo saudoso Ingmar Bergman, e é baseado num episódio real da vida de seu autor.


O prefácio do filme de Ullmann serve para dar o tom da narrativa, com um pensamento de Strauss que afirma:


“Nenhum fracasso marca o inconsciente mais cruel e profundamente que um divórcio. Ele penetra no centro de toda a angústia, fazendo-a aflorar. Fere mais fundo do que a vida jamais conseguiria.”


"Infiel" é um ótimo filme que trata de um assunto sério: a traição, e desta faz uma das mais profundas análises já filmadas. É uma história ferina de relações humanas, um filme tenso onde aparecem ciúmes, escândalos, mentiras, deslealdades e paixões. Trate-se de um drama familiar que acompanha a dissolução do casamento de Markus, um maestro famoso (Thomas Hanzon) e Marianne, uma atriz (Lena Endre) que o trai com David, um diretor teatral e cinematográfico (Krister Henrickison) amigo íntimo do casal. O que parecia saudável como experiência e emoção, toma um rumo trágico e cruel, já não se sabe mais o que é certo ou errado. No fim não existem culpados, todos foram infiéis e infelizes.


“Eu sempre trago o fracasso junto comigo”


O tema é clássico no cinema e na história da humanidade. É um filme que nos revela a crueza da dor, dos silêncios desconfortáveis, das angústias mais profundas do ser humano e sua capacidade, ou incapacidade, de dar e receber amor.


Infiel não é aconselhável para pessoas sensíveis ou que andam vivendo complicações amorosas de qualquer gênero. Embora seja de uma beleza estética incomparável, com paisagens de sonho, e atores de grande presença cênica, o longa desfecha punhaladas suscessivas na moral do espectador, qualquer que seja ela. Estende a tortura ao limite do insuportável. Mentalmente a platéia pede para o que sofrimento acabe, mas ele só se agrava, nocauteando o público e deixando sua alma em frangalhos. Se as cenas ali vistas não imitassem, com tamanha fidelidade, a vida real, seria pertinente indagar: quais os desígnios de uma mente tão fria e calculista ao conceber horrores, atrocidades e crueldades desse porte?


Fico a imaginar as salas de cinema: As pessoas levantam-se das cadeiras e caminham mudas, pálidas, chocadas, até o carro. Não há o que falar. Pesadelos estão reservados para mais à noite, e uma enxaqueca, para de manhã.


É um filme contra qualquer indiferença.

http://cinemabisogno.blogspot.com/
http://www.dailymotion.com/CarlosAlbertoBisogno


___________________________________________________________________


UM POUCO DE TUDO - ELAINE OLIVEIRA


No SESC
Uma das instituições mais atuantes no campo cultural em Campos é o SESC. Localizado em área estratégica, na Avenida Alberto Torres, está sempre promovendo muitos eventos. Este mês de setembro, por exemplo, vai apresentar uma mostra de teatro comédia.

1° Lugar
A Associação Cultural Teatral Nós na Rua de São João da Barra acaba de conseguir o 1° lugar com o seu projeto para o Cine Mais Cultura. O dito cujo obteve do Governo do Estado do Rio de Janeiro média 9,5, a maior entre os 51 projetos selecionados para receberem verba estadual!

Visíveis Mudanças
Anda sofrendo visíveis mudanças a programação da Unitv, canal 15 da Viacabo TV. Administrada pela Faculdade de Filosofia, a referida emissora televisiva agora está colocando no ar programas curtos que abordam diversos assuntos com uma linguagem bem jovem. Vale a pena conferir, falou?

Bom Nome
Foi muito produtiva a Conferência de Cultura do Norte do Estado do Rio de Janeiro realizada em Quissamã mês passado. Nela, que contou com cerca de 180 participantes, elegeram Kapi como representante dos agentes culturais da região. Um bom nome para representar culturalmente o interior fluminense...






A simpatia em pessoa Maria Soraya, presidente do Bloco de Samba União Feliz, comemorando mais um aniversário entre suas amadas filhas Elisângela e Franciele.






_______________________________________________________________


HISTÓRIAS QUE EU VI, OUVI E VIVI - NILSON MARIA


DALWAN LIMA


Foi o melhor repórter que eu conheci em atividade no rádio campista. Dono de uma verve fácil e de um improviso fabuloso, participou de um momento mágico do rádio brasileiro, quando integrou a equipe de Carlos Pallut, na Emissora Continental do Rio de Janeiro, a pioneira do rádio verdadeiramente jornalístico, com informações em tempo integral e um slogan que marcou época: “Continental, a que está em todas!”
Dalwan peregrinou também pela Rádio Nacional do Rio e de Brasília, de onde retornou para encerrar a sua carreira e sua vida na terra natal. Torcedor fervoroso do Fluminense, Dalwan Lima era conselheiro do clube carioca e tinha trânsito livre no tricolor das Laranjeiras.
Por sua inteligência, rapidez de raciocínio e impressionante cultura geral, era adulado pelos políticos que queriam seu apoio e suas sugestões nas campanhas eleitorais.
Apesar de sua competência, Dalwan Lima não demonstrou grande visão de futuro, ao se equivocar quando respondeu ao então jovem Anthony Garotinho, que lhe dissera:
- Dalwan, ainda serei prefeito desta cidade.
Dalwan olhou para aquele menino de 17 anos e desdenhou:
- Cala a boca, menino! Vê se te enxerga! Quem é você? Aqui quem manda é Zezé Barbosa e Alair Ferreira!
Essa história eu já contei aqui, quando relatei algumas passagens envolvendo o ex-governador. Mas Dalwan tem outras histórias interessantes.
No começo de sua trajetória no rádio carioca, Dalwan Lima cometeu uma gafe, que hoje faz parte da história da imprensa. Na cobertura da procissão de Corpus Christie, Dalwan foi escalado para o posto localizado na Avenida Presidente Vargas, em frente à Central do Brasil. Na sequência de informações Carlos Pallut, o comandante, acionou o mais novo repórter:
- Vamos à Central do Brasil com o repórter Dalwan Lima.
E Dalwan, empolgado:
- OK, Pallut! Estamos aqui na Central do Brasil, à espera da passagem de Corpus Christie para que possamos entrevistá-lo com absoluta exclusividade para a nossa emissora.
Pallut não se conteve:
- Entrevistar Corpus Christie? Essa é demais, Dalwan!
Outro episódio marcante da carreira de Dalwan foi o seguinte: conta-se que surgiu dele o slogan do Conhaque de Alcatrão de São João da Barra. No México, falava-se que a imagem de N. Sra. de Guadalupe estaria produzindo milagres e a Emissora Continental do Rio de Janeiro o enviou aquele país para fazer algumas reportagens sobre a Santa.
Ao retornar, no aeroporto, Dalwan Lima trazia dois garrafões pesados com um líquido transparente. Na passagem pela alfândega foi interceptado:
- O quê o senhor leva aí?, perguntou o fiscal.
- Posso explicar, senhor. Eu sou Dalwan Lima, repórter da Emissora Continental e estou voltando do México, onde Nossa Senhora de Guadalupe está protagonizando incríveis milagres. Daí eu trouxe esses dois garrafões de água-benta para a minha mãezinha, respondeu Dalwan.
O fiscal aceitou de pronto, liberou Dalwan que, ao passar, tropeçou, caiu e deixou quebrar os dois garrafões. Na mesma hora, exalou um odor inconfundível e o fiscal bloqueou a passagem dele:
- O senhor disse que era água-benta, mas isso é tequila!
E Dalwan, sem perder a pose:
- Tequila? Então é milagre, milagre de Nossa Senhora de Guadalupe.
Ao saber da história, o publicitário Hernon Viana, dono da Publinews, detentora da conta publicitária da Indústria de Bebidas Thomás de Aquino, criou na hora a campanha e o slogan do “Conhaque do Milagre”.
Para uma grande geração de radialistas, entre os quais eu me incluo, Dalwan Lima foi um mestre, fantástico profissional, com sua voz metálica, facilidade de argumentação e inteligência nas reportagens. Deixou saudades no rádio.


Aposentado, radialista, apresenta o Programa Nilson Maria, de Segunda a Sexta-Feira, entre 15:00 hs e 18:00 hs, na Rádio Absoluta AM – 1.470.


___________________________________________________________________


FRASE DA SEMANA, QUER DIZER DO SAMUEL BECKETT:

"Para ser fiel a um autor é preciso traí-lo".



Expediente:

A Revista de Campos é uma publicação semanal, atualizada sempre aos domingos. Todas as informações contidas aqui são de responsabilidade dos respectivos autores, não interferindo este veículo em suas opiniões. Ressaltamos ainda que os nossos colaboradores não possuem qualquer vínculo empregatício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário